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segunda-feira, 26 de julho de 2021

ATIVIDADE 1- TI - ENGENHARIA DE SOFTWARE - 53/2021

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ATIVIDADE 1- TI - ENGENHARIA DE SOFTWARE - 53/2021

O levantamento de Requisitos de Software determina uma etapa fundamental e determinante, pois apresenta de forma técnica e documental diversas questões inerentes às regras de negócio, que influenciam a modelagem de um sistema.  Na abordagem da engenharia de software, segundo Sommerville (2011, p. 57), “os requisitos de um sistema são as descrições do que o sistema deve fazer, os serviços oferecem e as restrições a seu funcionamento”

 De acordo com Sommerville (2011), os requisitos de software são, normalmente, classificados em funcionais ou não funcionais:

1. Requisitos funcionais: definem as funções que o sistema deve fornecer, sobre como o sistema deve reagir a entradas específicas e sobre como se comportar em determinadas situações. Em alguns casos, os requisitos funcionais podem, também, explicitamente, declarar o que o sistema não deve fazer.

2. Requisitos não funcionais: são os requisitos relacionados com a utilização do software em termos de desempenho, confiabilidade, segurança, usabilidade e portabilidade entre outros.

SOMMERVILLE, I. ​Engenharia de software. 9. ed. Pearson Prentice Hall, 2011.



A partir das informações anteriores e também dos conhecimentos que estão sendo adquiridos em nossa

disciplina, considere a descrição a seguir:

“Uma empresa de roupas deseja implementar um sistema que gerencie o envio de suas peças de roupas

vendidas pela internet. Ele deseja que o sistema possa ser muito “leve” e que rode na maioria dos

celulares. Para isso, o sistema deve registrar a compra da peça de roupa a partir de um acesso

autenticado do cliente, cada compra possui uma forma de pagamento, a definição da forma de envio e

endereço de entrega. Além disso, foi definido que o sistema deve rodar nas duas principais plataformas

de sistema operacional de celulares, deve possuir suporte a duas línguas (português e espanhol).

O acesso deve garantir que as senhas utilizadas possam estar criptografadas. A parte de pagamento deve

utilizar API terceiras fornecidas pelas principais plataformas de pagamento on-line. Todos esses

registros devem ser salvos em um banco de dados na nuvem”. O trecho anterior corresponde à

descrição das regras de negócio de uma determinada empresa. A partir dessa descrição, você deve

realizar o levantamento de Requisitos de Software, identificando os requisitos, classificando-os em

funcionais (F) e não funcionais (NF) e fazendo uma breve descrição sobre o Requisito. Para esta

atividade, utilize o modelo de tabela a seguir.

Requisito

Tipo (F ou NF)

Sobre

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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ATIVIDADE 1 - DESIGN DE INTERAÇÃO - 53/2021

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ATIVIDADE 1 - DESIGN DE INTERAÇÃO - 53/2021

QUESTÃO 1

Um protótipo de baixa fidelidade costuma incluir detalhes de layout e outros aspectos tangíveis. A intenção de um protótipo de baixa fidelidade é criar de maneira rápida e dinâmica uma forma de iterar e fazer mudanças rápidas dos aspectos mais básicos do produto. Pode ser considerado uma versão superior de um wireframe, a diferença aqui é que ele deve ser interativo e ter funções básicas que sejam possíveis de serem testadas.

 Considerando o fragmento de texto exposto acima, analise a tela a seguir:






A partir dessas informações, crie um protótipo de baixa fidelidade da tela acima em uma folha de papel (manuscrito), tire uma foto e envie a imagem em um formato (.jpg) ou mesmo (.pdf). Para enviar sua resposta utilize o template disponível no material da disciplina.
 

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ATIVIDADE 1 - ADS- PROGRAMAÇÃO III - 53/2021

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ATIVIDADE 1 - ADS- PROGRAMAÇÃO III - 53/2021

QUESTÃO 1

Olá, alunos! Nesta Atividade 01, iremos abordar como é importante utilização da UML, sendo assim confiram o contexto abaixo e produza, o que é solicitado.

 ​Uma das etapas mais importantes no ciclo de desenvolvimento de software é a etapa de especificação, que dependendo da metodologia utilizadas (tradicional ou ágil) pode ser mais intensa ou não. Durante muito tempo, a UML (Unified Modeling Language) é uma linguagem visual de modelagem que permite representar um projeto de software a partir de várias visões diferentes, foi utilizada para apoiar o processo de especificação de sistemas.

 Uma outra importante utilização para a UML é para representar elementos de um sistema já desenvolvido, para facilitar o entendimento de uma ação (comportamento), questões estruturais entre outras aplicabilidades.

 Comumente se utiliza o Diagrama de Classes para representar as estruturas de classes, métodos, atributos e visibilidade relacionadas com os objetos relacionados com o domínio de aplicação do sistema em questão. Você deve procurar mais informações sobre o Diagrama de Sequência, falar sobre a sua aplicabilidade e como ele pode apoiar um projeto de software.





Desenvolva um texto de no mínimo 15 linhas apresentando:

1. As definições e aplicabilidade do Diagrama de Sequência.

2. Descreva sobre a UML 2.5 e seus principais diagramas.

COMO ENTREGAR A ATIVIDADE:

1. O arquivo gerado na atividade deverá ser produzido em qualquer editor de texto e poderá ser entregue com a extensão (.doc), (.docx) ou (.pdf) e anexado no ambiente da Atividade (no STUDEO).


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ATIVIDADE 1 - ADS - PROGRAMAÇÃO I - 53/2021

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QUESTÃO 1

Olá, caro desenvolvedor! Nesta Atividade 01, iremos colocar em prática um pouco do conteúdo que você está estudando nesta disciplina.

O desenvolvimento de aplicação em Java utiliza a Orientação a Objetos para reduzir códigos e aumentar a produtividade dos desenvolvedores. Nesta atividade, crie uma aplicação utilizando as práticas de encapsulamento, abstração, herança, polimorfismo e Javabeans.

Crie um controle de Bancário para gerenciar uma conta corrente e conta poupança. Onde deverá ter as seguintes classes:



 Conta que deverá ser abstrata e toda a conta possui número, agência, cliente e saldo;

- Número da conta e agência deverá ser maior que 0;

- Deverá ter um construtor com número, agência e cliente;

- Deverá iniciar um saldo 0;

- Deverá ter um método de sacar e depositar;

- O atributo saldo deverá ter apenas método get;

- O método sacar deverá ser abstrato;

- Cliente:

- Deverá ter um nome e cpf, ambos String;

- Deverá ter um construtor com todos os atributos;

- Deverá ter apenas métodos gets;

- Conta corrente, deverá herdar de conta;

- Deverá retirar do saldo 0,10 a cada saque;

- Não deverá permitir sacar um valor superior ao saldo;

- Conta poupança, deverá herdar de conta;

- Não deverá permitir sacar um valor superior ao saldo;

- Principal, deverá ter uma classe Principal que terá o método main;

- Deverá instanciar um objeto conta corrente;

- Deverá instanciar um objeto conta poupança;

- Deverá exibir todas as informações de todos os atributos de conta corrente e poupança;

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MAPA - TI - BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA EM TI

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Vazamento de informações, invasões, fraudes digitais, perda de dados por desastres naturais, espionagem industrial — muito se fala sobre os riscos de TI e suas consequências dentro das organizações. Há, inclusive, uma área das rotinas administrativas voltada para a gestão de cada tipo de problema, chamada análise de riscos em TI. Afinal de contas, além dos riscos já citados, existem alguns muito comuns, que não costumam ser mencionados nas conversas sobre o tema. Porém o fato de não serem tão conhecidos não reduz os prejuízos que eles podem causar a uma companhia.

POSITIVO TECNOLOGIA. Conheça os riscos de TI que ninguém costuma mencionar.

Durante a disciplina, conhecemos diversos tipos de modelos de boas práticas, nos quais cada modelo apresentou características singulares que permitiam diferencia-los uns dos outros. Dentre os modelos apresentados, vimos o RISK IT que faz uma abordagem no que diz respeito ao gerenciamento de riscos em TI.

O risco em TI é uma das principais preocupações dos gestores de tecnologia da informação, afinal pode impactar seriamente nos objetivos de negócio da empresa. Inicialmente, temos que os riscos são tudo uma coisa só, no entanto é importante diferenciá-los, pois os riscos podem ser classificados de acordo com seu tipo e grau de impacto.

No que diz respeito ao grau de impacto, considere a tabela a seguir:









Pois bem, agora vamos ao que de fato interessa: nossa atividade MAPA!

Considere que você acaba de ser contratado por uma empresa como Gestor de TI e, em sua primeira missão, deve identificar os principais riscos da empresa, relacionados ao departamento de TI (para esta tarefa, tome como base a empresa onde você trabalha ou converse com algum amigo que trabalhe na área que possa lhe passar algumas informações. Caso nenhumas das duas situações sejam possíveis, crie um cenário fictício).

Destaque ao menos 3 riscos e classifique-os de acordo o grau de impacto (conforme a tabela acima). Ao indicar o grau de impacto desses riscos, justifique sua resposta . Para finalizar, você deverá elaborar um plano de contingência com as medidas a serem tomadas a fim de mitigar estes riscos.

Veja o exemplo:

Figura: exemplo de plano de contingência























GAIDARGI, J.

Tudo sobre o plano de contingência de TI . São Paulo: Infonova, 2020. Disponível em:https://www.infonova.com.br/seguranca/plano-de-contingencia-de-ti/. Acesso em: 12 jul. 2021.

O plano de contingência pode ser feito a partir do template disponível no material da disciplina. A identificação dos riscos, classificação e justificativas também podem ser feitas no mesmo arquivo template. Para cada risco deve ser feito um plano de ação referente à iniciativa que será adotada para mitigar o risco.

ATENÇÃO: a entrega deve ser feita exclusivamente por meio de um arquivo (.doc, .docx ou .pdf). Utilizem o template de entrega da atividade MAPA disponível no material da disciplina.

Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e não esqueceu nenhum detalhe. Após o envio não são permitas alterações. Por favor, não insista.

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MAPA - GFIN - Economia e Sociedade

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Olá acadêmico(a) de Tecnologia em gestão financeira. A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A - Material de Avaliação Prática da Aprendizagem, cujo objetivo é aplicar o conhecimento da disciplina de Economia e Sociedade.

O gestor financeiro exerce um papel fundamental enquanto profissional, haja vista seu conhecimento econômico-financeiro para a tomada de decisões. Nesse sentido, o profissional deve considerar o contexto ambiental e a sustentabilidade sob a perspectiva de desenvolvimento econômico enquanto abordagem relativas às práticas sustentáveis. O texto apresentado corrobora essa noção. A tomada de decisões envolvendo sustentabilidade está presente no debate econômico e requer engajamento. Diante desse panorama, considere o perfil do gestor, num sistema de mercado (capitalista), portanto altamente produtivo e financeirizado. É sabido que crescer economicamente e ampliar mercados é desafiador no que se refere ao desenvolvimento econômico.





ATIVIDADE PROPOSTA: Tomando como base o excerto citado anterior, elabore um texto que explique a relação entre crescimento econômico e desenvolvimento sustentável.

Dica 1: capital, capital natural e sustentabilidade forte são termos orientadores do texto.

Dica 2: A abordagem da corrente de pensamento da economia ecológica é relevante para o contexto financeiro.

Dica 3: A Unidade III do material didático aborda o tópico que diferencia crescimento econômico e desenvolvimento econômico, vale a leitura!

Dicas para a elaboração da Atividade Mapa: https://youtu.be/UciQgt8GguU

ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE:

-Para realizar a atividade, você deverá baixar este arquivo formulário padrão MAPA- Economia e Sociedade.

-É necessário salvar o arquivo com a resposta, e em seguida, anexar no campo da atividade "MAPA" no ambiente da disciplina.

- Seu trabalho deve ser escrito neste formulário, disponibilizado no material da disciplina, bem como conter de 15 a 20 linhas ou tamanho máximo de uma lauda, considerando as normas ABNT quanto a: fonte, espaçamento, paragrafação, margem, citação (caso tenha) e referências bibliográficas.

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MAPA - Estatística

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MAPA - Estatística

Constantemente as organizações se questionam se os resultados por elas desejados estão sendo alcançados. Essa questão pode ser expressa de várias maneiras: se os objetivos estão sendo atingidos, se os clientes estão satisfeitos, se está havendo retorno do investimento, se o desempenho alcançado é suficiente para o crescimento requerido para a sobrevivência e a competitividade necessários, entre outras. Para a maioria das organizações, responder a essas questões de forma objetiva e precisa não é uma tarefa trivial, pois nem sempre seus processos são gerenciados e, com isso, seu desempenho real não é conhecido.

Ou seja, os gráficos de controle guiam as decisões dos gerentes e engenheiros de software fornecendo o conhecimento necessário sobre o comportamento dos processos. Segundo princípios do controle estatístico de processos, a gerencia de processos permite estabilizar e manter estáveis os níveis de variação do comportamento dos processos, possibilitando que resultados futuros sejam previstos, colaborando, assim para um melhor alinhamento entre os objetivos e expectativas organizacionais e o desempenho dos processos.

Disponivel em < https://www.devmedia.com.br/artigo-engenharia-de-software-12-utilizacao-do-controle-estatistico-de-processos-na-melhoria-de-processos-de-software/12564>




Convencido sobre a importância do tratamento de dados através da estatística, Matheus um engenheiro de software precisa fazer uma análise sobre os dados a seguir que se refere a produção diária, em toneladas, de uma empresa que atua no ramo de processamento de cana de açúcar.

Com as informações acima, Matheus precisa fazer o tratamento dos dados. Com isso, para essa atividade MAPA, você deverá responder as seguintes situações:

A) uma primeira situação a ser realizada pelo Matheus é organizar os dados em uma tabela. Temos a possibilidade de usar diversas formas de tabelas, mas uma maneira de organizar os dados em tabelas que fique mais fácil de ser ler e interpretar os dados é usando a distribuição de frequências continua para agrupamento dos dados. Sendo assim, apresente aqui, como ficou a distribuição de frequência continua construída pelo Matheus.

(Atenção, no cálculo do número de classes e no cálculo da amplitude das classes, arredonde o valor obtido para cima)

B) Além de organizar os dados na distribuição de frequência, é importante interpretar os dados. Assim Matheus realiza a interpretação dos seguintes dados.

 A interpretação da frequência absoluta da terceira classe.

 A interpretação da frequência relativa da segunda classe.

 A interpretação da frequência absoluta acumulada da quarta classe.

Qual a correta interpretação realizada pelo Matheus para as perguntas acima.

C) com os dados tabelados, Matheus faz uma abordagem das medidas de tendência central, ou seja, faz o cálculo da média, mediana e da moda. Apresente aqui os cálculos, assim como a interpretação que Matheus vai obter ao realizar tais medidas.

(Atenção, faça os cálculos das medidas de posição a partir da distribuição de frequências construída na letra a, NÂO calcule as medidas de posição usando os dados brutos inicial do enunciado).

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MAPA ENGENHARIA DE SOFTWARE 1 – PDVSHOP – SISTEMA DE PONTO DE VENDAS

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MAPA ENGENHARIA DE SOFTWARE 1 – PDVSHOP – SISTEMA DE PONTO DE VENDAS

QUESTÃO 1

Olá, Alunos! Nesta atividade MAPA, iremos abordar o levantamento das necessidades de um sistema de Controle de Vendas, levando em consideração o contexto descrito a seguir:

Necessidade do sistema:

- O PDVSHOP será um sistema de controle de vendas cujo objetivo é fazer todo o controle de entrada/saída de mercadorias de uma loja física.

- Quanto à arquitetura, o sistema utilizará a arquitetura cliente/servidor, no qual existirá um servidor de banco de dados centralizando todas as informações do sistema, e em cada máquina, o cliente poderá ter acesso aplicação e será executada os dados nesse servidor de banco de dados. A aplicação será desenvolvida com tecnologia WEB e acessada via Intranet.

- O sistema deverá contemplar informações de clientes e fornecedores tais como informações básicas, documentos, endereçamento e contatos.

- Todo fornecedor é responsável pelo processo de entrada de Produto que é feito por meio de uma compra. Esses Produtos deverão ter estoque controlado para que só possa ser vendido o material em estoque e devem possuir aos grupos de produtos.



- Deverá ser verificado também produtos que estão fora do prazo de validade. Todo cliente é responsável pelo processo de saída de Produto que é feito por meio de uma venda, pois ela poderá ser à vista ou a prazo e terá diversos tipos de pagamento, Ex: PIX, Cartão, Dinheiro, Cheque etc.

- Além do processo de Entrada/Saída via Fornecedor/Cliente, o Sistema deverá contemplar uma rotina de ajuste de estoque, no qual o usuário poderá fazer outros lançamentos em estoque como a de Produto recebidas por brindes(entrada), ou Produto baixadas por vencimento/quebra/descarte(saída).

- A compra e a venda de Produto irão gerar as contas a pagar e a receber respectivamente. As contas deverão estar agrupadas em um caixa diário. Lançamentos manuais no caixa poderão ser feito para retirada e devolução de pequenas quantias.

- O software deverá ter a preocupação com requisitos legais e tributários.

Considerando a descrição anterior, você como Engenheiro (a) de Software da empresa desenvolvedora do sistema de Controle de Vendas, produza os seguintes itens.

1. Requisitos funcionais;

2. Requisitos não funcionais;

3. Lista de Use Case;

4. Diagrama de Use Case;

5. Diagrama de Classes.

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ATIVIDADE 1 - Sistemas de Informações Gerenciais

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ATIVIDADE 1 - Sistemas de Informações Gerenciais

Um sistema é configurado com o input de dados, ou seja, a entrada, o processamento e a saída ou output. Conforme Mosimann e Fish (1999), entre entradas e saídas há agregação de valor, sendo que a saída deve ter maior valor agregado que a entrada para que a empresa tenha continuidade. Entende-se a continuidade seja a capacidade da empresa em repor os seus recursos consumidos.

 MOSIMANN, Clara Pellegrinello; FISCH, Silvio. Controladoria: Seu papel na administração de empresas. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1999




a) Defina cada um dos elementos: entrada, processamento e saída;

b) Justifique sua definição com exemplos do seu cotidiano;

c) Sabe-se que a união de dados gera a informação, que por sua vez, pode ser transformada em conhecimento. Sendo assim, defina as quatro propriedades do conhecimento, explicando cada uma delas;

d) Descreva algumas vantagens que as empresas geradoras de conhecimento podem ter.

#cpi#bolsonaro#lula#covid#trabalhos#unicesumar#faculdade#bitcoin


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